quinta-feira, 24 de junho de 2010

RPG para seu bem-estar

Sedentarismo, estresse, excesso de exercícios, má postura, esforço repetitivo, envelhecimento ou dormir na posição errada. Quem nunca acordou com uma dor incômoda no pescoço ou no final do dia com aquela tensão nas costas por conta de um desses fatores?

Vivemos numa época que cada vez mais é valorizado o corpo e a busca pela qualidade de vida, porém pouca gente sabe que cuidar do corpo e da postura pode ser a solução de problemas como uma simples dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, ou uma tendinite. Para isso, a Reeducação Postural Global (RPG®), criada pelo Fisioterapeuta francês Philippe Souchard, é um dos tratamentos atuais mais recomendados.
As indicações para tratamento com a RPG são as mais variadas, como alterações posturais (escolioses, hipercifose, hiperlordose, retificações...), hérnias de disco, cervicalgias, lombalgias, tendinites, bursites, estresse, enxaqueca, problemas respiratórios e esportivos, gestantes, entre outros.

Ele une conceitos de individualidade, e um dos diferenciais deste método é a revalorização da função estática dos músculos. Um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pelas alterações posturais. Por isso, o método propõe que o paciente seja tratado como um todo, mesmo que a dor esteja concentrada em uma parte do corpo, pois a causa pode estar em outro local.

Como é trabalhado? A RPG tem oito posturas (de pé, sentada ou deitada) que trabalham o corpo todo simultaneamente, dando ênfase, cada uma delas, a uma cadeia muscular. Essas posturas são posições estáticas (mantidas por um tempo determinado), juntamente com um trabalho respiratório, onde são realizados movimentos lentos, graduais e progressivos com o objetivo de alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições corretas. Dessa forma podemos nos manter em posturas adequadas sem esforço.
Durante a realização é necessário a participação ativa e consciente do paciente. Os atendimentos são individuais e duram cerca de uma hora, normalmente sendo realizado uma vez por semana, mas isso é determinado após uma avaliação global e minuciosa.

“Ao andar, sentar e nos movimentar, adotamos a lei do menor esforço. O resultado é que as posturas mais confortáveis nem sempre são as mais corretas. RPG nelas!”.

Créditos: Mailyn Hermes Zanella
Fisioterapeuta com formação em RPG® pelo Instituto Philippe Souchard –SP

membro da Sociedade Brasileira de RPG
Contato (48) 99219214 / 32220847 (Clínica Zanella)

Um comentário: